
Preocupar-se com o bem estar dos colaboradores tornou-se, nos últimos anos, um dos principais pontos na gestão de uma empresa. Afinal é muito importante prezar e garantir que todos trabalhem em um ambiente agradável, confortável e diferenciado. Mas pensar nessa possibilidade requer muito estudo, pesquisa e planejamento para definir qual o melhor tipo de contratação para o seu negócio.
Hoje diversas empresas estão buscando investir na contratação de serviços de alimentação empresarial, a fim de aumentar a satisfação e produtividade de todos. De acordo com a norma regulamentadora nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 24), empresas que possuem mais de 300 funcionários são obrigadas a oferecer o serviço de alimentação no local. Contudo, empresas que contam com um número menor pode oferecer ou não esse tipo de serviço.
A NR 24 cria diferentes categorias para a alimentação dentro da empresa, que vai depender do número de funcionários da empresa conforme citado.
Acima de 300 funcionários: é obrigatório a existência de um restaurante interno, não sendo permitido aos colaboradores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. O local deverá obedecer e seguir alguns requisitos básicos, tais como:
- Área mínima por usuários de 1 m²;
- Piso impermeável, revestido de cerâmica, plástico ou outros materiais laváveis;
- Ventilação e iluminação;
- Lavatórios e pias instaladas nas proximidades;
- Água potável, em condições higiênicas;
- Mesas providas de tampo liso e de material impermeável, bancos ou cadeiras, mantidas sempre limpas.
Entre 30 e 300 funcionários: mesmo não sendo obrigatório a instalação do restaurante interno, as empresas que optarem por esse tipo de serviço deverão assegurar aos colaboradores condições suficientes de conforto. Os requisitos são parecidos com o primeiro:
- Local adequado fora da área de trabalho;
- Piso lavável;
- Limpeza;
- Arejamento e boa iluminação;
- Mesas e assentos em número correspondente aos funcionários;
- Lavatório e pias instalados nas proximidades;
- Fornecimento de água potável;
- Estufa, fogão ou similar, para aquecer as refeições.
Abaixo de 300 funcionários: deve ser assegurado aos colaboradores condições suficientes de conforto para as refeições em local que atenda aos requisitos de limpeza, arejamento, iluminação e fornecimento de água potável.
Para os locais que possuem espaço para a implantação de uma cozinha, o ideal que seja elaborado um projeto personalizado e customizado, analisando todas as necessidades estruturais para atender as individualidades do seu negócio e dos colaboradores.
Além de trazer maior flexibilidade e customização o serviço de alimentação empresarial irá proporcionar um cuidado maior na alimentação dessas pessoas e garantir que se mantenham saudáveis e tenham uma melhor qualidade de vida. Além disso, essa opção pode ser vantajosa por incluir uma série de serviços como café e almoço, dependendo do que for definido em contrato com a empresa especializada.
Já para os locais que não possuem uma estrutura adequada, mas mesmo assim querem disponibilizar uma alimentação diferenciada e saudável para os colaboradores, as refeições transportadas podem ser uma opção. Elas conseguem atender com excelência e qualidade as necessidades de alimentação, respeitando todas as normas de segurança e higiene.
É preciso entender que uma boa alimentação não tem nada a ver com dieta ou restrição alimentar. Na verdade, ela está relacionada com uma alimentação balanceada e saudável.
No trabalho, os colaboradores precisam de horas de foco, concentração, rápido raciocínio e muita disposição. Logo, é de extrema importância que eles tenham uma alimentação adequada.
Vale ressaltar que empresas de refeições corporativas menores tem uma facilidade maior na customização e flexibilidade de seus cardápios e serviços, com o intuito de entregar algo personalizado atendendo as necessidades de cada empresa, ou seja, se existe algum grupo de pessoas que depende de refeições específicas e diferenciadas, é possível montar cardápios que atendam essas particularidades. Já dentro das grandes empresas esse cenário é um pouco diferente, uma vez que em sua maioria das vezes, já possuem cardápios pré-estabelecidos e pouca possibilidade para customizações.
Desta forma, optar por esse tipo de serviço dentro da empresa é ideal para transformar o ambiente e torná-lo ainda mais flexível e personalizado. Onde será disponibilizado um cardápio diferenciado e de qualidade feito por uma profissional da área de nutrição, que poderá ser customizada de acordo com as necessidades dos colaboradores e da empresa.
Benefícios da boa alimentação no ambiente de trabalho
Além de manter a saúde de todos os colaboradores em dia, implementar os serviços de alimentação empresarial também pode trazer diversos benefícios importantes. Veja os principais e os mais significativos:
- Melhora na disposição;
- Ganho na qualidade de vida;
- Integração;
- Maior comodidade;
- Aumento na produtividade;
- Vantagens fiscais;
- Flexibilidade financeira;
- Maior satisfação dos colaboradores;
- Melhora no clima organizacional;
- Redução de custos.
Todas as empresas que disponibilizam alimentação empresarial são fiscalizadas por órgãos do governo, como a Vigilância Sanitária a fim de proporcionar para todos um serviço de qualidade.
Quer conhecer mais sobre a implementação de refeições corporativas e transportadas? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.